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PT
Em "Hortus" o visitante é convidado a explorar um jardim onde uma rede de sensores mede a dinâmica do vento e de luz recolhida pelas plantas durante o seu processo de fotossíntese, traduzindo-a num ambiente sonoro.
Quando há movimentação humana no jardim, um algoritmo financeiro (semelhante aos usados na bolsa de valores), interpreta a variação dos dados recolhidos a cada fracção de segundo e altera a instalação sonora original de acordo com a expectativa de «lucro» que estima para cada planta.
Quando em conjunto os visitantes decidem parar para reflectir ou para ler, o desenho sonoro original retorna ao jardim, reflectindo apenas a leitura dos recursos naturais.
Acompanhando a instalação sonora, uma rede de histórias circula em placas botânicas electrónicas comparando definições diferentes para termos comuns (como crescimento, beleza, regeneração ou tempo) no mundo económico, político ou natural.

2084 Salão de fitness utópico
Em "2084", plantas reagem à dinâmica de luz e de vento que outras plantas recebem no jardim, e acompanha a leitura de dois discursos de Ano Novo que reflectem futuros possíveis de uma civilização à beira de um fim. Cada sessão terá a participação de dois oradores convidados de áreas tão distintas como a ciência, a política ou a filosofia e é seguida de um debate.

ENG

In "Hortus" the visitor is invited to explore a garden where a sensor network measures the dynamics of wind and light harvested by the plants during their photosynthetic process, and translates it into bird sounds.
When there is human movement in the garden a financial algorithm (similar to the ones used in a speculation economic market) interprets the variation of the received data and transforms and remaps the natural garden soundscape to which plants seem most profitable in that split second.
But when the visitors decide to stop, to read or to reflect, the original sound design for the garden returns, reflecting only the readings of natural energy.
Simultaneously, a network of micro stories circulates in a loop in electronic paper botanic displays, comparing definitions of common terms in the economic, political, or natural worlds such as growth, beauty, regeneration or time.

2084 / lecture performance
In 2084, an "orchestra" of 20 plants reacts to the dynamic of light and wind that other plants receive in the garden, and accompanies the reading of two New Year Speeches, two separate reflections about two possible futures for a civilization at the end of its days. Two guests are invited per session from different areas (such as science, politics or philosophy) to read and end the evening with a debate.

Artistic team
Concept and sound: Christoph De Boeck
Concept and text: Patrícia Portela
Electronics: Culture Crew
Algorithm: Luis M. Russo
Construction and design of display stands: Brian Rommens and João Gonçalves
Text editing: Isabel Garcez
Production Prado and deepblue: Ilse Joliet, Pedro Pires, Helena Serra

Co-producers and partnerships: Maria Matos Teatro Municipal (Lisboa) | Kaaitheater (Brussel) | Festival Van Vlaanderen (Kortrijk) | Festival Escrita na Paisagem (Évora) | CML -- Gabinete do Vereador Ricardo Sá Fernandes/Departamento de Manutenção de Espaços Verdes | Direcção Municipal de Ambiente e Higiene Urbana da CML | ZDB (Lisboa) | Verbeke Foundation (Kemzeke) | House on Fire / ICA (London)

premiere (Hortus garden&performance lectures)
• 6/6 a 9/6 Burning Ice Festival, Kaaitheater, Bruxelas, Erasmus Garden & House; it toured in Europe and in the United States.

PRESS PT
“Hortus” é simultaneamente u lugar de ficção (…) e um lugar de amplificação de sentidos e ativação da consciência do ambiente envolvente natural.”
Cláudia Galhós in Expresso, 23 06 12

“Hortus é uma experiência de partilha do sensível, onde a interacção entre o visitante e a natureza se sustenta num jogo de não-premeditação. (..) Hortus é ao mesmo tempo, uma instalação e uma intervenção sobre a ideia de comunidade.”
Tiago Bartolomeu Costa in Ypsilon, Público, 22 06 12

“Christoph de Boeck passé à l’investigation du monde vegetal. Puisque les plantes echange des signaux, est-il possible de reconstituer pour elles une infrastructure artificielle de communication, à límage d’internet? À suivre. “
Victoire, De morgen, 26 de Fevereiro de 2011

“neste “jardim filosófico” (…) pensamos andando, (…) e questionamos a nossa relação com a natureza, os caminhos por onde nos leva a economia, e o mundo que nos rodeia.”
Gabriela Lourenço in Visão, 21 06 12

"As Boas Notícias – Hortus “Uma proposta de ecologia artificial (a não perder já que parte da autoria deste evento é de Patrícia Portela) com uma instalação sonora que responde a estímulos diversos. Há histórias a acompanhar o som e um salão literário com vários convidados, das mais diferentes áreas, que debaterão o futuro e a sociedade. Provavelmente com melhores resultados do que uma cimeira da ONU”.
Afonso Cruz in Visão, Radar Flashback, 28 06 2012

PRESS ENG

"Hortus" is simultaneously a place of fiction (...) and a place of amplification of senses and activation of natural awareness of the surrounding environment. "
Claudia Galhós in Expresso, 23 06 12

"Hortus is an experience of sensitive sharing, where the interaction between the visitor and nature is grounded in a set of non-premeditation. (..) Hortus is both an installation and a statement on the idea of ??community. "
Tiago Bartolomeu Costa in Ypsilon, Publico, 22 06 12

"Christoph de Boeck passé du monde à l'investigation vegetable. Puisque les plantes des Signaux echange, est-il of Possible reconstituer pour elles une infrastructure artificielle of communication, the internet Limage d'? At suivre. '
Victoire, De morgen, February 26, 2011

"In this philosophical garden "(...) we thought walking, (...) and question our relationship with nature, the paths through which leads the economy, and the world around us."
Gabriela Lourenco in Vision 21 06 12

"Good News! Hortus "A suggestion for an artificial ecology (not to be missed since part of this event is by Patrícia Portela) with a sound installation that responds to various stimuli. There are stories to accompany the sound and a literary salon with several guests, from different areas, which will discuss the future of society. Probably with better results than any UN summit. "
Afonso Cruz in Visão, Radar Flashback, 28 06 2012